
Atendimento
De Segunda a Sexta das 07h às 13h
Praça 05 de Janeiro, n° 890, Centro, Santa Tereza do Tocantins/TO, CEP: 77.615-000
Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Tocantins - TO © 2026.

Durante a abertura da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em Palmas, nesta quarta-feira, 20, a cultura da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, de Santa Tereza do Tocantins, foi um dos grandes destaques do evento. A apresentação da Barra, ao som do Grupo Vereda de Taquarussu, marcou um momento de forte representatividade e valorização da diversidade cultural tocantinense, especialmente no contexto da luta por igualdade de direitos e visibilidade para as mulheres quilombolas.
A delegação da comunidade foi acompanhada pela secretária municipal de Assistência Social, Diana Barros, que garantiu apoio e articulação para a participação ativa do grupo no evento. Além da contribuição cultural, os representantes da Barra do Aroeira tiveram a oportunidade de conhecer o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, um momento simbólico de aproximação com os espaços institucionais de poder.
“A presença dessas mulheres e homens, que carregam uma rica herança cultural e histórica, simboliza muito mais do que uma apresentação artística, ela representa a força, a resistência e a sabedoria dos nossos povos tradicionais”, destacou a secretária.
O encontro teve como foco a construção coletiva de políticas públicas voltadas para as mulheres, promovendo escuta, articulação e compromissos entre diferentes esferas do poder público. A presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, deu ainda mais relevância ao evento.
Um dos pontos altos da conferência foi a assinatura do convênio para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, no valor de R$ 2,5 milhões. A iniciativa representa um avanço significativo na proteção e acolhimento de mulheres em situação de violência, além de integrar serviços essenciais de forma humanizada.
A cerimônia contou ainda com a presença da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa; e da secretária-executiva da Secretaria Municipal da Mulher de Palmas, Mariza Sales. Juntas, elas assinaram o documento que viabiliza o novo equipamento público.